História de Manaus – Manaus foi fundada no século XVII com o objetivo de mostrar a presença dos portugueses e estabelecer o domínio português na região amazônica, considerada um lugar estratégico para o território brasileiro na época.
Acesse aqui:
https://hotm.art/amazonia
https://hotm.art/fatosAmazonicos-temasregionais
O núcleo urbano da margem esquerda do Rio Negro teve início com a construção do Forte da Barra de São José (Forte da Barra de São José), projetado pelo Capitão da Artilharia Francisco da Mota Falcão em 1669. A data foi acertada para ser utilizada como a data de Nascimento.
Foi propriedade da Espanha ao abrigo do Tratado de Todesilhas em 1494, e foi apenas no século XVI que se tornou um alvo de interesse para holandeses, franceses, britânicos, irlandeses e principalmente portugueses. Saíram de São Luís do Maranhão e chegaram ao Pará em 25 de dezembro de 1615. Em 1616, instalaram o Forte do Presépio na Baía de Guajara, nome que se refere ao dia em que saíram do Maranhão.
Dessa forma, ocuparam a cidade de Belém e a batizaram de Santa Maria de Belém. Sua função é controlar toda a área da bacia amazônica e ocupar as terras dos espanhóis. Os estados de Grandpara e Maranhão foram criados em 31 de junho de 1751 pelo Marquês de Pombal, em Belém, com o objetivo de delimitar a fronteira portuguesa e de pôr em vigor o acordo alcançado com a família real espanhola em 1750, nomeadamente o Tratado de Madrid. Quão diferente é do Tratado de Todesilhas, que divide o território do Brasil, que se baseia no princípio jurídico do uti possidetis, em que “as partes devem manter o que já existe”.
No entorno de São José do Rio Negro, desenvolveu-se o povoado de Lugar da Barra e, devido à sua localização, passou a ser a sede do distrito de São José do Rio Negro. Em 1755, de acordo com a Carta Régia, a antiga missão de Marioua foi escolhida como capital e passou a se chamar Vila de Barcelos. Depois de muitos anos, a sede foi transferida para o Lugar da Barra, que se tornou Verada Barra em 1832, 24 de outubro de 1848. Dia, Cidade da Barra de São José do Rio Negro. Porém, com a promoção de Comaca como província em 1850, a Cidade da Barra foi rebatizada de Manaus em 4 de setembro de 1856, e se tornou independente de Graupara. O nome lembra as tribos indígenas de Manaus, que viviam na região de Manaus hoje antes de serem extintas devido à civilização portuguesa, significa “mãe dos deuses”.
A partir de 1870, Manaus viveu na época da economia da borracha e, no final de 1913, com a perda do mercado mundial da borracha na Ásia, a cidade voltou a um novo período de isolamento até o surgimento da Zona Franca de Manaus. 1970.
Acesse aqui:
https://hotm.art/amazonia
https://hotm.art/fatosAmazonicos-temasregionais
#história de Manaus, #manaus, #manaos, #manausdeantigamente