MANAUS

Porque MANAUS recebeu esse nome?



Porque MANAUS recebeu esse nome?

O nome lembra a tribo indígena dos Manáos, que habitavam a região onde hoje é Manaus antes de serem extintos por conta da civilização portuguesa, e seu significado é “mãe dos deuses”.

🎁10 Receitas GRÁTIS para você emagrecer rápido sem passar fome e estress.
Acesse aqui: https://dieta.blog-facil.com/10-receitas-para-secar

Manaus foi criada no século XVII para demonstrar a presença lusitana e fixar domínio português na região amazônica, que na época já era considerada posição estratégia em território brasileiro. O núcleo urbano, localizado à margem esquerda do Rio Negro, teve início com a construção do Forte da Barra de São José, idealizado pelo capitão de artilharia, Francisco da Mota Falcão, em 1669, data que foi convencionada a usar como o nascimento da cidade.A Amazônia, de posse espanhola pelo Tratado de Tordesilhas, em 1494, manteve-se inexplorada até o século XVI, quando se tornou alvo de interesse de holandeses, franceses, ingleses, irlandeses e, principalmente, de portugueses, que saíram em 25 de dezembro de 1615 de São Luís do Maranhão e chegaram ao Pará, onde em 1616, instalaram na baía do Guajará o Forte do Presépio, nome que fazia referência ao dia da saída do Maranhão.

Desta forma, ocuparam a hoje cidade de Belém e a denominaram de Santa Maria de Belém, cuja função era controlar toda a região da bacia amazônica e ocupar as terras de propriedade espanhola. O Estado do Grão-Pará e Maranhão, criado em 31 de junho de 1751, pelo Marquês de Pombal, com sede em Belém, tinha o objetivo de demarcar as fronteiras portuguesas, efetivando o acordo feito com a coroa espanhola em 1750, o Tratado de Madri. Que diferente do Tratado de Tordesilhas, que dividia o hoje território brasileiro, fundamentava-se no princípio jurídico de uti possidetis, em que “cada parte há de ficar com o que atualmente possui”.

Ao redor do Forte de São José do Rio Negro se desenvolveu o povoado do Lugar da Barra, que por conta da sua posição geográfica passou a ser sede da Comarca do São José do Rio Negro. Em 1755, por meio de Carta régia, a antiga missão de Mariuá foi escolhida como capital, passando a se chamar vila de Barcelos, anos mais tarde a sede foi transferida para o Lugar da Barra, que em 1832 tornou-se Vila da Barra, e em 24 de outubro de 1848, a Cidade da Barra de São José do Rio Negro. No entanto, com a elevação da Comarca à categoria de Província, em 1850, a Cidade da Barra, passou a se chamar em 04 de setembro de 1856, Cidade de Manaus, tornando-se independente do Estado do Grão-Pará. O nome lembra a tribo indígena dos Manáos, que habitavam a região onde hoje é Manaus antes de serem extintos por conta da civilização portuguesa, e seu significado é “mãe dos deuses”

A partir de 1870, Manaus viveu o surto da economia gomífera, encerrando-se em 1913, em virtude da perda do mercado mundial para a borracha asiática, fazendo com que a cidade retornasse a um novo período de isolamento até o advento da Zona Franca de Manaus, em 1970.

Créditos:
https://www.manaus.am.gov.br/

Site: https://manaus.blog-facil.com/
Facebook: https://www.facebook.com/manaus.manaos/

Veja Também
https://hotm.art/amazonia
https://hotm.art/fatosAmazonicos-temasregionais

#manaus #manausamazonas #oquefazeremmanaus #cidadedemanaus #noticiasdemanaus #manausbrazil #moraremmanaus #capitalmanaus #dicasdemanaus

Compartilhe!

Share on facebook
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin

Faça seu comentário!

Veja mais

Nossos Cursos

Desde 2016, meu grupo de amigas organiza uma viagem anual, que dura em torno de uma semana, e que tem como pré-requisito o contato com a natureza. Quando definimos o roteiro e eu comecei a pesquisar sobre a Amazônia, entendi que talvez a maioria de nós subestime esse lugar e todo o contexto cultural que nele existe. Por isso, a partir de muito estudo e pesquisa, montei um material especial para as minhas amigas, para que elas pudessem aproveitar esse momento o máximo possível.

Esta obra traz uma abordagem de cunho regional e acadêmica como esta, é peculiar quando se trata de uma área da ciência que se preocupa com a história social e como os fatos sociais foram se construindo no decorrer desta história, deve estar alinhada com as expectativas de seus futuros leitores e em consonância com as teorias desenvolvidas e, de forma muito especial com aquilo que já nos referimos antes, com a situação sócio histórica na qual nos encontramos e estamos inseridos…

Livro digital com dicas de um turista que visitou a amazonia,na capital belem do pará

Incentivo ao turismo na amazonia legal brasileira

Conhecendo cultura ,costumes e crenças local.

Tudo detalhado como esse ebook fosse o seu guia turistico do que fazer na sua viagem a amazonia para brasileiros.